OFFSEE.png

EDUQUE-SE

Filosofia e opiniões de Marcus Garvey.

 

Marcus Mosiah Garvey – Honorável profeta jamaicano, trouxe uma mensagem de autodesenvolvimento acessível a todos.

Marcus-Garvey-3.jpg

“EM CASA OU NA RUA EDUQUE-SE”

 

Nunca se deve deixar de aprender. Os maiores homens e mulheres do mundo foram pessoas que se auto educaram fora das universidades. Todo o conhecimento que as universidades oferecem, você pode ter a oportunidade de fazer o que os estudantes fazem: ler e estudar constantemente.

 

Nunca se deve deixar de ler. Leia tudo o que puder, seja de conhecimento padrão ou técnico, leia.

Não desperdice seu tempo lendo literaturas que são lixo. Não preste atenção às novelas, as histórias do velho oeste ou livros de romances baratos.

 

Mas, onde houver uma boa trama e uma boa história, ainda que em forma de novela, leia.

É necessário ler com o propósito de obter informações sobre a natureza humana. A ideia é que, apenas a experiência pessoal individualizada não é suficiente para o ser humano obter todo o conhecimento útil da vida. A vida individual é muito curta, por isso você deve se alimentar com a experiência dos outros.

Devemos ler literatura e biografias de homens e mulheres que tenham alcançado grandeza e sucesso em sua vida particular.

 

Quando puder compre esses livros e os leia, enquanto você os lê faça anotações e resumos de ideias importantes, para que você possa se lembrar no futuro.

Sendo assim, quando você tiver que recorrer ao livro por qualquer pensamento que seja, não terá de ler o livro inteiro novamente.

 

Você deve ler poesia para inspiração. Os poetas sempre foram os maiores criadores de inspiração e automotivação.

Em uma boa linha de poesia, você poderá começar a inspiração para o negócio da sua vida, talvez achar inspiração para se curar, lutar por algo que você deseja ou encontrar sentido para determinada situação da vida. Grandes homens e mulheres foram inspirados por linhas e versos de poesias.

 

Há bons poetas e maus poetas, como há romances bons e romances que não são tão bons assim.

Sempre selecione os melhores poetas para aumentar a sua inspiração. Dessa forma, poderá aumentar o seu vocabulário e seu conhecimento sobre a língua que fala. Além de aprender um pouco mais sobre linguagem formal de maneira prática e auxiliar no conhecimento sobre regras gramaticais.

Leia história incessantemente, isto significa: leia até dominar o conhecimento da sua própria história nacional, história do mundo, história social. Ainda a história industrial e a história de várias ciências.

 

Mas principalmente, preste detalhada atenção a história do homem, se você não sabe o que aconteceu antes de vir aqui e o que está acontecendo no tempo em que vive. Você está longe de deixar de ser um ignorante do mundo e da vida.

 

Você só poderá fazer o melhor da sua vida se procurar conhecer e entender. Tem que saber mergulhar na inteligência daqueles que vieram antes de você e deixaram registros aptos para nossa evolução.

Para ser capaz de ler com inteligência, você deve primeiro ser capaz de lidar com a língua de seu país. Para fazer isso, você deve estar bem familiarizado com sua gramática e o conhecimento dela é fundamental para o autodesenvolvimento pessoal.

 

Dedique-se a conhecer sobre a ciência da linguagem falada (oratória), para que não se esqueça das regras gramaticais. As pessoas te julgam pela sua expressão escrita e oral. Se você falar e escrever corretamente, expondo sua inteligência, as pessoas estarão mais receptivas às suas ideias.

Se você falar mal e incorretamente, aqueles que ouvirem acharão repugnante e não prestarão atenção em suas palavras. Mas em seus corações vão rir de você.

 

Você pode aprender qualquer assunto, simplesmente lendo sobre o assunto.

 

Se você não puder comprar livros, vá para bibliotecas públicas e os leia lá, ou peça que sejam entregues, ou vá participar de uma biblioteca em seu distrito ou vila para a utilização desses livros. Você deve fazer isso para que você possa consultá-las para obter informações.

Você deve ler pelo menos quatro horas por dia. O tempo de leitura é melhor na parte da tarde depois que você terminou seu trabalho e descansou, e antes de dormir. Mas, também fazê-lo antes do amanhecer, de modo que o que você leu se torne o seu subconsciente. Ou seja, plantado em sua memória. Nunca vá para a cama sem fazer algumas leituras.

 

Nunca ande na companhia constante de alguém que sabe tanto quanto você ou saiba menos. E que não possa lhe ensinar algo ou reduza seu conhecimento, especialmente se essa pessoa é analfabeta ou ignorante. A associação constante com essas pessoas será a causa de ser levado para a cultura peculiar da ignorância dessa pessoa.

 

Sempre tente associar-se com pessoas que possa lhe ensinar alguma coisa. O contato com as pessoas cultas e com os livros é a melhor companhia que você pode ter e manter.

Ler bons livros te mantem em contato com os autores e os temas do livro, isso quando você não consegue encontrar outra forma de contato social com a vida deles.

 

Inteligência é nunca descer para aqueles que estão abaixo de você, mas se possível para ajudar a elevar o seu nível e sempre tentar superar aqueles que estão em cima de você, e ser igual a eles na esperança de se tornar seu professor.

 

Continue sempre em se aplicar naquilo que você deseja, seja no nível educacional, cultural ou não. Nunca desista até alcançar seu objetivo. Você pode alcançar sua meta, se outros conseguiram antes provando que é possível por que fizeram.

 

No seu desejo de alcançar a grandeza, primeiro você precisa decidir em sua própria mente sobre qual direção você quer seguir para encontrar tal grandeza, quando você tiver decidido em sua própria mente trabalhe incessantemente para isso.

 

O algo especial que você deseja pode ser capaz de alcançar, por estar diante de você o tempo todo. Faça o que for preciso para obter ou o que seja possível, deve ser feito. Use a sua autoridade e persuasão para alcançar, especialmente porque você determinou em sua mente. Nunca deixe de repetir para si mesmo esse discurso, de novo e de novo, repetindo a mesma coisa, exceto quando você desenvolver outro ponto de vista, porque a repetição é cansativa e perturbadora para aqueles que ouvem a repetição.

 

Portanto, tentar ter tanto conhecimento quanto possível é uma capacidade universal exercitada através da leitura, de modo a ser possível se libertar para conduzir-se ao ponto desejado.

 

Ninguém é velho demais para aprender. Por isso, você deve aproveitar todas as oportunidades educacionais. Se você ouvir que um grande homem ou uma mulher vai dar uma palestra ou falar em sua cidade sobre um determinado assunto e essa pessoa é uma autoridade no assunto, sempre arranje um tempo para ir e ouvir. Isto é o que se entende por aprender com os outros.

 

Você deve aprender os dois lados para cada história, de modo a ser capaz de debater a questão e manter-se adequadamente na causa do lado suponha ser o ideal.

Se você só conhece um lado da história, você não pode discutir com inteligência e eficácia.

 

Por exemplo, para debater sobre o comunismo, você deve saber sobre ele, senão as pessoas vão ter prioridade no argumento e levar vantagem sobre a sua ignorância. Tudo o que você enfrenta, primeiro você deve saber sobre o assunto, de modo a ser capaz de derrotá-lo. Quando você for ignorante sobre algo que enfrenta, a pessoa com o entendimento sobre este algo vai esmagá-lo. Por isso, para ter conhecimento, obtenha rápido - estudando, mas não os utilize de qualquer maneira.

 

Conhecimento é poder. Quando você sabe alguma coisa, você pode manter o seu terreno neste conhecimento e vencer seus oponentes nele, aqueles que ouvem o que você diz aprendem a confiar em você e em sua capacidade. Portanto, nunca ofenda nada nem ninguém sem poder defendê-lo sobre isso, porque toda vez que você é derrotado levam o seu prestígio e você não será mais tão respeitado como antes.

 

Todo o conhecimento que você quer está no mundo, e tudo que você tem que fazer é ir à procura, e não parar até encontrar. Você pode encontrar conhecimento ou informação sobre qualquer assunto em bibliotecas públicas, museus, livros de sua própria biblioteca. E na internet em sites específicos sobre o tema pesquisado, pois ali encontrará informações de qualidade em fontes confiáveis.

 

Tente ler um livro e ir possuindo pouco a pouco o conhecimento que você deseja. Você normalmente pode obter estes livros em lojas de segunda mão, como sebos, muitas vezes por um quinto do preço original. Sempre tenha uma estante totalmente equipada com livros. A maioria das informações sobre a humanidade pode ser encontrada em livros, quando você estiver em dúvida sobre algo, leia e você vai encontrar esclarecimento.

 

O valor do conhecimento é utilizá-lo. Não é humanamente possível para uma pessoa manter todo o conhecimento do mundo, mas se uma pessoa sabe como procurar o conhecimento de todo o mundo, ela vai encontra-lo quando quiser. Um médico ou um advogado, mesmo após se formar na faculdade, não conhece todas as leis nem conhece todas as técnicas da medicina, mas possui todo o conhecimento fundamental para quando precisar buscar um determinado tipo de conhecimento saber se direcionar para os seus livros médicos ou livros de direito e remeter-se para a lei especial, ou como usar a prescrição de um medicamento.

 

Você deve saber onde encontrar seu conhecimento e usá-lo como quiser. Ninguém vai saber onde você obteve, mas você tem que saber usar corretamente, vão achar você uma pessoa maravilhosa, um grande gênio, e um líder confiável.

 

Ao ler não é necessário ou obrigatório que você concorde com tudo que você lê.

 

Você deve sempre ler e aplicar o seu próprio raciocínio para o que você leu, com base no que já sabe sobre fatos daquilo que você leu. Execute um teste em tudo que você lê com base nesses fatos. Quando eu digo fatos, quero dizer coisas que não podem ser contestadas.

 

Você pode ler velhos pensamentos e opiniões que são antigas e foram alteradas desde que foram escritas. Deve-se sempre procurar encontrar os últimos acontecimentos sobre esse assunto específico, e só quando esses fatos são consistentemente sustentados no que você lê, você deve concordar com eles.

 

Caso contrário, você tem direito a sua própria opinião. Sempre tenha conhecimento atual. Você pode encontra-lo a partir de livros anteriores e recentes publicações, revistas e jornais. Leia o seu jornal diário em cada dia. E não acredite em tudo que recebe pelas redes sociais.

Não manter velhas ideias porque elas podem enterrar a informação da notícia atual.